Apanhador de sonhos

Vocês se lembram do que sonharam na noite passada?

E algum sonho especial que sempre volta? Vocês têm?

Pode ser de carneirinho, de padaria ou de coração. Sonho é muito bom, não é, não? Pois eis que conheci um cara muito do batuta chamado Roger Omar. Ele vive no México e tem uma mania fantástica: colecionar sonhos!

Roger percorre diferentes cidades do mundo coletando sonhos de crianças. Ele pede a elas que contem suas histórias oníricas (onírico é tudo o que está relacionado aos sonhos, ok?) e depois convida um artista para ilustrá-las.

E assim, desde 2002, Roger vem colecionando os sonhos desenhados mais lindos e intrigantes que vocês já viram!

Poster_Till Thomas

Fiquei querendo saber mais dessa mania e comecei uma conversa bacana com o Roger. Que cara legal!

Mandei uma entrevista e ele me contou que a editora Media Vaca vai publicar um livro só com os sonhos das crianças de Oaxaca (se lê Oarraca), uma cidade encantada no sul do México (ele vai contar isso logo aí embaixo, mas não aguento, queria dar a notícia primeiro!).

Fiquem agora com meu novo amigo!

Bartô: Você poderia se apresentar para os leitores da Bússola, de O Mundo de Bartô?
Roger: Olá, eu me chamo Roger Omar e sonhei com um guarda-chuva e um montão de ovos de avestruz rachados e esparramados em um lago negro. Faz uns 18 anos que comecei a escrever meus sonhos e, desde 2002, convido crianças de diferentes países para que escrevam e desenhem os seus. Também convido desenhistas de todo o mundo para ilustrar. Essa coleção de sonhos ilustrados se chama “elmonstruodecoloresnotieneboca” [o monstro de cores não tem boca, em tradução livre]. Uns 260 desenhistas de todo o mundo já ilustraram sonhos de meninas e meninos do Brasil, do México e da Espanha. A coleção (que se materializará em um livro volumoso) pode ser apreciada no museu virtual do “elmonstruodecoloresnotieneboca”.

*

Liesbeth De Stercke_web

“Sonhei que fui a uma piscina com toda a minha família. Todos entraram na piscina e logo apareceu um tubarão e todos saíram correndo. Dois homens se jogaram na água com um barco, tiraram o tubarão com uma rede e tudo voltou ao normal” – sonhadora Denisse, do México / ilustradora Liesbeth De Stercke.

Pere Joan_web“Sonhei que entrava no banho com uma amiga e ela me mostrava que em suas costas tinha um tabuleiro de xadrez feito de pelos” – sonhadora Victoria, da Espanha / ilustrador: Pere Joan.

Peter Oumanski_web“Dei três passos à direita e encontrei um urso comendo. Depois, outros três passos à esquerda e encontrei dois ursos dormindo. Subi as escadas e encontrei a minha mãe. Tentei chegar à minha casa, mas era tarde demais” – sonhadora Júlia, da Espanha / ilustrador Peter Oumanski.

Fred Blunt_web“Hoje sonhei que toda a família – tios, avós, primos – morava no mesmo prédio. Eu morava no quarto andar e, no sexto e último andar, morava o diabo. Meus primos e eu saímos para brincar, mas o demônio viu e nos pegou. Meu pai veio para nos resgatar, mas o diabo meteu o coitado na máquina de lavar! – sonhadora Inês, da Espanha / ilustrador Fred Blunt.

Bartô: Você já passou por alguma cidade do Brasil?
Roger: Sim! Estou querendo voltar ao Brasil, mas já passei por Ubatuba (SP). Tem alguns sonhos de Ubatuba aqui.

Pedro_Ubatuba

“Eu estava correndo pela casa quando vi uma cobra. Quando ela foi chegando perto de mim, um sapo enorme apareceu na minha frente. O sapo enorme botou a língua para fora e engoliu a cobra numa só vez e a cobra não pode me matar mais” – sonhador Pedro.

Leticia_Ubatuba

“Eu estava brincando com meus amigos quando de repente um Tyrannosaurus rex veio correndo atrás de nós. Ele matou todos. Só ficou eu, e ele veio correndo atrás de mim” – sonhadora Letícia.

FabioZimbres

“Eu sonhei que fui à Ilha Anchieta com meus pais e minha irmã e o macaco comeu churrasco na minha mão e eu fiz uma piscina e um castelo bem grande, a água era verde-água” – sonhadora Maria Paula de Vaz França / ilustrador Fabio Zimbres [www.fzimbres.com.br].

EloarGuazelli

Mapa desenhado por Guazzelli [alemaoguazelli.blogspot.com]. Nele está localizada uma árvore em cujos galhos aconteceu o legendário enfrentamento entre um cachorro e uma cobra gigante! Lá está também a posição exata de Ubatuba, região mítica de guris sonhadores.

AllanSieber

“Hoje sonhei que tinha tido uma explosão no universo e só eu tinha sobrado, eu e um restaurante. Dentro do restaurante, fiz uma máquina, mas eu não sabia de que era a máquina. De repente, a máquina começou a fazer mães” – sonhadora Mariana de Teixeira / ilustrador Allan Sieber [www.allansieber.com].

Bartô: Onde nasceu a coleção?
Roger: Em Sydney, Austrália, em 16 de novembro de 2002, durante a festa de aniversário de 8 anos de minha sobrinha Olivia, que leiloou os sonhos anotados em seu caderno. Comprei um que diz exatamente assim: “El monstruo de colores no tiene boca”.

Bartô: Por onde você já passou coletando sonhos?
Roger: Coleto sonhos periodicamente desde 2002. Muitas vezes viajo sem destino, para qualquer cidade, para caçar sonhos. O arquivo inclui sonhos de crianças do México, de Cuba, do Brasil, da Espanha, de Israel, da França e da Alemanha.

Publiquei muitos desses sonhos em zines dobráveis, numa série chamada 6dreams [http://6dreams.tumblr.com].

Bartô: Fiquei sabendo que no ano passado você fez algumas viagens em busca de sonhos para um livro, é verdade? Como será o livro?
Roger: Durante todo o mês de novembro de 2014 estive em Oaxaca convidando um montão de crianças para escrever e desenhar seus sonhos. Esses sonhos serão publicados em um grande livro editado pela Media Vaca, na coleção Mi Hermosa Ciudad [Minha Cidade Linda, em tradução livre]. Graças a esse livro, conheceremos a cidade de Oaxaca por meio dos sonhos das crianças. É uma maneira maravilhosa de conhecer uma cidade, não?

Bartô: Uma vez me disseram que Oaxaca é uma cidade mágica. Os sonhos sonhados ali são diferentes dos de outros lugares?
Roger: Recolhi uns mil sonhos em Oaxaca e entre eles há centenas de pesadelos bonitos. Minha magia predileta de Oaxaca é a “flor de abóbora” e o “huitlacoche” (um fungo do milho). Deliciosos para fazer tacos e empanadas, dois pratos típicos do México!

Bartô: Você já sonhou com algum sonho desses que você coleciona?
Roger: Sim. Sonhei com aquele tubarão na piscina, do primeiro sonho que contei para vocês. No meu sonho ele aparecia numa piscininha na garagem da casa. Era muito perigoso, mas não assustou meus pais.

Bartô: Alguma mensagem para as crianças do Brasil?
Roger: Vocês poderiam me ajudar a interpretar este sonho?

© Moki

Ilustrador Moki [www.mioke.de]

Uau, galera, quanta história incrível!

Veja mais em Bússola