Maxixe

Bartô Maxixe

Senhoras e senhores! Vamos viajar no tempo e no espaço!

Vamos ao Rio de Janeiro, em um baile realizado há mais de cem anos, para dançar um maxixe bem divertido de uma compositora chamada Chiquinha Gonzaga. Eu, claro, estarei com meus bigodes bem penteados e uma roupa no capricho para combinar!

Ué, você nunca dançou maxixe? Nem eu! Só fui descobrir essa dança agora, quando comecei a pesquisar mais sobre o samba, um dos meus ritmos favoritos de todo o mundo.

Bom, mas o que é que o samba tem a ver com o maxixe?

O maxixe e o samba são parentes! Vamos dizer assim, o maxixe é um dos pais do samba. Dei uma espiada na enciclopédia do Itaú Cultural e descobri um montão de coisas sobre esse ritmo brasileiro. Aliás, eu me derreto todo pela música brasileira. Como é rica e cheia de histórias!

Por exemplo: de onde saiu esse nome, maxixe? O compositor Heitor Villa-Lobos contava que um homem chamado Maxixe levou uma mistura de lundu com danças da Europa para um baile no Rio de Janeiro. E por isso ela se chama maxixe até hoje!

Ah, se um dia eu invento uma dança, imagina só: o passo do Bartô! Uma dança com meu nome! Que sonho!

Bom, mesmo que essa história do Villa-Lobos não seja assim verdade verdadeira, a gente fica querendo saber como foi esse baile. Imagine que você dá uma festa de aniversário e vem um amigo com uma dança nova, toda diferente, e todo mundo começa a dançar junto.

Foi assim com o maxixe! E foi tão legal que ele virou o principal ritmo do Brasil na época!

A maneira de dançar é muito divertida e cheia de passos diferentes. Primeiro, você precisa arrumar um par para dançar. Pode me convidar que eu vou! Depois, tem de aprender a requebrar bastante. Tem vários cursos de dança por aí que ensinam o maxixe, sabia?

Vamos aprender num dia desses? Então, quando a gente – que vive no século 21 – entrar na máquina do tempo e voar para o passado, lá para o século 19, vamos fazer bem bonito no salão!

Se quiser ouvir como é o maxixe, procure pelas músicas de Chiquinha Gonzaga, Altamiro Carrilho e Pixinguinha. Eles gravaram maxixes lindos =)

Veja mais em #Favoritas