Melodia

Bartô_Favoritas_Melodia

Quem aí conhece a melô do Bartô?

Calma, gente, é brincadeira. A melô do Bartô ainda não existe. Usei essa pergunta só para dizer uma coisinha para vocês: a palavra melô vem de melodia. Vocês sabiam?

Melodia é um conjunto de notas musicais colocadas numa ordem que, quando a gente toca em um ritmo, fica fácil de reconhecer. Sabem aquelas músicas que vocês ouvem uma vez e passam o dia inteiro cantarolando? Elas têm melodias que ficam grudadas na memória da gente. Feito chiclete!

Fui pesquisar na fabulosa internet e descobri que existiu um estilo musical chamado bubblegum pop. Em inglês, quer dizer exatamento isto: pop chiclete! O bubblegum pop nasceu nos Estados Unidos lá na década de 1960. Qual era o objetivo das músicas? Grudar em vocês!

A melodia, bela ou grudenta, é uma parte muito importante da música. Ela anda lado a lado com outros três elementos fundamentais: ritmo, timbre e harmonia.

Já estão sentindo o som chegar aos seus ouvidos?

Um jeito legal de pensar a melodia, também, é entender que existe uma diferença entre instrumentos – há os melódicos e os harmônicos. Os melódicos só conseguem tocar notas musicais uma atrás da outra. Os harmônicos tocam notas ao mesmo tempo. Sacaram?

Por exemplo: a flauta é um instrumento melódico. As notas saem uma atrás da outra, parecendo ondas hipnotizantes que meus ouvidos de rato amam de paixão. Como na história “O Flautista de Hamelin”, dos irmãos Grimm!

Imaginem que, nessa história, um único sujeito com uma única flauta foi capaz de reunir todos os ratos da cidade. É a força da melodia… Ah, a melodia maravilhosa que faz isso com minha espécie.

Querem mais exemplos de instrumentos melódicos? Anotem aí: saxofone, trompete, clarinete e tuba, entre outros bem legais.

Já o banjo, como esse aí acima, é um instrumento harmônico. Se vocês dedilharem as cordas, elas vão emitir notas ao mesmo tempo. Coisa linda de ouvir.

Sabem quais outros instrumentos são harmônicos? Anotem também: guitarra, violino, harpa, piano, xilofone e acordeom, entre muitos mais.

Então pronto. Chega de falação! Vamos logo montar uma banda?

Veja mais em #Favoritas