Desvendando a rebimboca do pinball gigante

Você já jogou pinball, certo? Mas já imaginou como uma máquina dessas funciona por dentro? E uma máquina de pinball gigante, já pensou?

O artista, designer, inventor, engenhoso, xereta e curioso Niklas Roy foi convidado para projetar e construir uma traquitana dessas do zero! Um museu de ciências alemão chamado Phaeno lançou o desafio e Niklas atendeu. Seu trabalho foi exposto junto com máquinas clássicas do Museu de Pinball do Pacífico.

O jogo Galactic Dimension [Dimensão Galática] é uma instalação interativa em forma de pinball gigante, toda feita manualmente pelo artista. Ele pensou em cada detalhe e construiu não só a parte física, como também a programação que faz a mágica da brincadeira acontecer.

P1270338r

P1300905

P1290698

P1310063

Schräge_niklas_aufbau_original

Niklas usou materiais baratos e coisas tão simples que você nem pode imaginar! Tem até secador de cabelo e ventilador para fazer as bolinhas correr. O mais legal é que ele quis deixar tudo bem reconhecível, para mostrar que é possível criar coisas incríveis com objetos comuns!

Foram feitos três protótipos até chegar ao resultado fantástico que você pode ver no vídeo da instalação final. Protótipo é um modelo, tipo um estudo, que os designers e os engenheiros fazem para testar se a invenção deles vai mesmo funcionar.

01

11

slingshot_dimensions

alien_attack_01

disco_mount_electronics_uncovered

bubble_disco_close02

megalogo_grid_transfer

console_painted

console_back

Rampesteigung

O Niklas é ativista do mundo hacker e libera todas as instruções de como fazer suas engenhocas maneiras. Tem um passo a passo da montagem do Galactic Dimension aqui, quer tentar?! =]

block_diagram_1

Veja mais em Bússola