Ruas tagarelas

Oi, amigas e amigos! Tudo belezinha?

Já repararam que quando vamos pra rua é como se houvesse muitas vozes falando com a gente? Ao mesmo tempo e o tempo todo!

Tem palavra escrita por todos os lados! Desenho, foto, risco e rabisco! Tem placa, cartaz, panfleto, outdoor, pichação e grafite! E também revista na banca, jornal na feira, saquinho de supermercado na lixeira, livro no metrô e bilhete no poste. Todos dizem alguma coisa, cada um de um jeito diferente.

Fiquei pensando… Uma maneira de conhecer um lugar é prestar atenção nessas vozes! Uau, que ideia boa a minha!

Aí descobri uma turma que coleciona essas mensagens que vêm das ruas, achei demais! No site do projeto Memória Gráfica Brasileira há exemplos de impressos brasileiros de outrora (meu bisavô gostava dessa palavra, que quer dizer “dos tempos de antigamente”).

A ideia do projeto é colecionar as mensagens que circulam por aí em forma impressa. Isso pra gente conhecer melhor os lugares brasileiros a partir de suas vozes… Que legal, alguém teve a mesma ideia que eu!

Dei uma fuçada e encontrei umas coisas muito legais!

Existe também um flickr com colagens caleidoscópicas do designer Aloisio Magalhães! E tem ainda as revistas O Malho e Para Todos, dirigidas pelo designer e caricaturista J. Carlos entre 1922 e 1930! 

Olhem só:

Para-Todos_2

Para-Todos_3

Para-Todos_4

Para-Todos_7

Para-Todos_8

Para-Todos_1

Para-Todos_6

Para-Todos_5

Para-Todos_10

Para-Todos_9

 

O-Malho_5

O-Malho_4

O-Malho_3

O-Malho_2

O-Malho_1

Veja mais em Bússola