Alô, alô!
Sabe a Bauhaus? Ah, diz que não sabe, vai?! Quero contar, quero contar, quero contar!
Então, vamos lá! A Bauhaus foi uma escola de arte, design e arquitetura que existiu na Alemanha há quase cem anos! De 1919 a 1933 (mas depois voltou e continua até hoje). Foi transformadora e cheia de ideias novas, fazendo com que os alunos estudassem arte e artesanato ao mesmo tempo e que juntassem o trabalho da mente com o trabalho das mãos, para um ajudar o outro!
O que eu acho mais legal dessa escola é que, desde a sua fundação, a brincadeira, a festa e a interação entre os alunos faziam parte do aprendizado. Quer dizer, lá eles achavam que, para aprender, a gente tem que brincar, curtir e compartilhar. Não é o máximo?!
Na Bauhaus, tinha oficina de cerâmica, tecelagem, carpintaria, metal, impressão, propaganda, fotografia, vidro, pintura mural, escultura em pedra e madeira, artes plásticas e teatro. O Paul Klee (aquele dos fantoches ilustres) dava aulas lá!
Das oficinas de teatro, saiu o Balé Triádico, de 1922. Foi um dos primeiros espetáculos inteiramente abstratos da história. Veja que curioso o que eles inventaram. =)
E não é que, em pleno século XXI, nos anos 2010, esses personagens ainda dão samba? Quer dizer, balé!
Olhe só o que a dupla de artistas franceses Clédat & Petitpierre andou aprontando em várias cidades na Europa: um desfile com banda ao vivo e com bonecos inspirados nas formas dos figurinos do Balé Triádico da Bauhaus. Tipo um Carnaval geométrico e arrumadinho!
Observe bem esses personagens e lembre de obras famosas do modernismo que você conhece. Aposto que vai encontrar várias semelhanças que não são mera coincidência. Divirta-se e até a próxima parada!