Eu adoro mapas!
Sempre que eu vou viajar para uma cidade nova, passo horas imaginando como ela deve ser com base no desenho das ruas, das quadras, dos edifícios e dos parques. Algumas cidades são tão bonitas e legais de viver que parecem verdadeiras obras de arte.
E quem é o artista? É o urbanista!
Um urbanista é capaz de olhar para uma cidade e bolar tudo o que pode ser feito para torná-la melhor. Ele desenha as avenidas, pensa no tamanho dos prédios, imagina como ficaria uma praça aqui e ali, estuda a rede de esgoto, pensa de onde vem a água que sai da torneira e muito mais.
É um trabalho bem difícil e cheio de responsabilidade.
Eu viajei de mochila-foguete por cidades brasileiras que são famosas pelo trabalho de urbanismo e achei o máximo descobrir que algumas coisas foram muito bem pensadas.
Belo Horizonte foi inaugurada, em 1897, com uma ideia de ter avenidas largas, como a Afonso Pena, que foi feita para olhar direto para a Serra do Curral. Um horizonte lindo!
Brasília, o principal exemplo de urbanismo do Brasil, foi toda projetada por Lúcio Costa e inaugurada em 1960. Se você olhar para a capital de cima, como eu olhei, vai ver que ela tem o formato de um avião!
Outro exemplo é Curitiba, que ficou famosa pelos parques e pelos ônibus bem compridos, que servem para transportar muitas pessoas de uma vez. A cidade tem muito verde!
Mas uma coisa é projetar a cidade e imaginar como ela vai ficar. A outra é cuidar dela para que não fique caótica. O problema é que muitas cidades do Brasil já estão bem crescidas e ficaram bastante desordenadas.
O trabalho do urbanista, agora, é tentar consertar os problemas para que as pessoas se sintam melhor. Que difícil, não é?
E você, já olhou a sua cidade de cima hoje?