A família Moomin

“Eu não sou um hipopótamo! Eu sou um Moomin!”

Foi assim que eu conheci o Moomintroll, um personagem bem amável, determinado e curioso. Ele vive com sua família Moomin e muitos amigos, que vêm aquecer os corações ali, no Vale Moomin, na região da Moominlândia. A mãe, Moominmamma, tem uma bolsa de onde pode sair qualquer coisa, e o pai, Moominpappa, tem um chapéu preto bem grande e adora velejar.

A história nasceu em uma série de oito livros da autora finlandesa Tove Jansson (1914-2001), nos anos 1940. Ela amava a natureza, os animais e a passagem das estações do ano. Seus personagens moram numa terra bem ao norte, onde faz muito frio no inverno, por isso eles hibernam nessa época do ano. Não deve ser coincidência que os Moomins sempre estivessem envolvidos com barcos e aventuras na natureza, já que sua autora morava numa ilha e adorava o mar.

Tove era uma artista e tanto! Criou os Moomins e seu universo, que ficou famoso no mundo todo. Ela também escreveu livros com outras histórias e produziu muitas pinturas e esculturas. Foi uma mulher à frente de seu tempo, que viveu com liberdade e coragem. Eu queria ler todos os livros dos Moomins; alguém tem aí pra me emprestar?

Enquanto isso, vou me divertir aqui olhando os desenhos da Tove e me encantando com o traço redondo e simpático da turma dos Moomins! Quer vir comigo?

Tove_Jansson_1956

Tampere Art Museum, Moominvalley Collection, photo Jari Kuusenaho (2)

Tampere Art Museum, Moominvalley Collection

Moomin1[1]

m-3dg[1]

Southbank Centre's Adventures in Moominland credit Vic Frankowski(4)

Southbank Centre's Adventures in Moominland credit Vic Frankowsk

Southbank Centre's Adventures in Moominland credit Vic Frankowski(3)

Veja mais em Bússola