Arquitetura

Favoritas Bartô Arquitetura FinalBem-vindo à minha casa!

Veja que maravilha! Que conforto! Que iluminação!

É que eu, como todos os ratos, sou arquiteto por natureza. Construímos tocas com um pé nas costas em qualquer canto ou fresta, em qualquer mato ou tronco.

Para construir uma toca, é preciso pensar em várias coisas. A primeira é o tamanho. Gosto que minha toca seja espaçosa. A segunda é a luz. Gosto de sentir o sol todas as manhãs. E a terceira é a fachada. Gosto que ela seja discreta.

E você? Se tivesse de construir a sua própria casa, como faria?

Para isso, é uma boa estudar arquitetura.

A arquitetura é uma maneira de projetar os lugares onde vivemos. Pode ser casa, palácio, rodoviária, estádio de futebol, teatro, cinema e por aí vai. É preciso muita habilidade para desenhar, construir maquetes, pensar nos materiais de construção, no conforto, na paisagem e no bem-estar das pessoas, entre tantas outras coisas.

O arquiteto Lúcio Costa, por exemplo, disse que a arquitetura é uma construção pensada para organizar o espaço com algum objetivo ou intenção.

Deu para entender?

Vamos pensar assim: como é a casa dos seus sonhos?

Ela é de madeira, de borracha, de palha, de vidro, de tijolos ou não tem parede? Ela tem portas grandes, pequenas ou não precisa de porta? Onde é que você mais gosta de ficar? Na sala, no quarto ou na cozinha? E o banheiro? Precisa de janela? Você quer dormir em uma cama ou em uma rede?

Agora aproveite para fazer uma brincadeira: pense em todas essas perguntas e comece a desenhar a casa dos seus sonhos.

Quem sabe você também se apaixona pela arquitetura, como eu?

Veja mais em #Favoritas