Oi, galera! Belezinha?
Quem já assistiu ao filme As Aventuras de Pi?
Pi é um menino que mora na Índia e é filho do dono de um zoológico. Por falta de dinheiro, seu pai teve de fechar o parque e partir com a família em uma viagem de navio para o Canadá, para tentar vender os animais.
Em alto-mar, uma enorme tempestade atingiu o navio, que acabou afundando. Pi conseguiu escapar em um bote salva-vidas na companhia de nada mais, nada menos do que uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre! Só assistindo mesmo para saber o que aconteceu depois!
Eu descobri que os desenhos do artista norte-americano Alexis Rockman foram o ponto de partida para a criação das cenas desse longa-metragem. Rockman e o diretor Ang Lee trabalharam juntos desde o início para transformar as palavras do roteiro do filme em imagens.
É realmente muito incrível pensar que todas as cenas surreais foram primeiro imaginadas por alguém que desenhou tudo de um jeito bem simples e expressivo. Linhas pretas no papel branco, depois aquarelas, guaches… e todo um universo foi surgindo!
Rockman, que tem trabalhos expostos em vários museus nos Estados Unidos, gosta de ficção científica e de museus de história natural (aqueles com vitrines de animais empalhados, dinossauros e fósseis) e já viajou para a Amazônia, a Tanzânia, Madagascar, a África do Sul e a Antártida! Leeegal!
E vocês? De onde vêm as imagens que vivem na sua imaginação? Acho que as minhas vêm daqueles lugares que visito de mochila-foguete e sobre os quais falo para vocês na Bússola. =)
Tcha-au!
[Imagens cedidas pelo The Drawing Center]