Sandy e o maior show da Terra

Respeitável público!

É uma honra mostrar a vocês, meus amigos, o circo de arame criado pelo Sandy! É uma belezura sem tamanho esse picadeiro em miniatura!

Vocês não sabem quem é o Sandy? Pois eu conto com gosto: Sandy é o apelido carinhoso do artista Alexander Calder!

Dizem que Calder ganhou um bilhete válido por um mês para o circo Barnum and Bailley’s para fazer um trabalho de ilustração para um jornal nova-iorquino. O Barnum and Bailley’s é o famoso circo que usava o slogan “O maior show da Terra”.

Ali teria começado a sua paixão pela arte circense.

Sandy, que teve pai, mãe e avô artistas (conheça sua biografia em imagens aqui), desde criança gostava de empregar os materiais mais simples para criar as suas traquitanas. Arame comum, corda, cortiça, madeira, papel e pedaços de metal e de pano.

Esse artista engenhoso morou em Paris nos anos de 1926 a 1931. Enquanto vivia por lá, resolveu brincar de circo e construiu uma trupe inteira de bonecos e um pequeno cenário, com direito a figurinos especiais, animais, miniequipamentos, sons, luzes e toda a magia que a gente só encontra num circo de verdade.

Ele encenava a amigos e clientes e fazia sozinho os papéis de narrador e apresentador das marionetes (fotos).

Essas joias de arame estão guardadas no museu Whitney, que fica em Nova York. Os profissionais que cuidam desse tesouro dizem que as esculturas criadas por Calder mais tarde chamadas móbiles foram bastante influenciadas pelo tempo em que ele gostava de brincar de circo. Dizem também que as apresentações que ele fazia a conhecidos eram uma forma de performance.

Calder chegou ao museu em 1970 com cinco malas contendo o circo todo. Desde então, o pessoal do museu tem tido um trabalhão para cuidar com carinho de cada peça. Para saber mais sobre o que eles descobriram sobre o circo e o trabalho de preservação que tem sido feito, veja este filme aqui.

Aqui você pode dar uma espiada no livro lindo que a artista e ilustradora Maira Kalman fez sobre o circo do nosso amigo. E, para fechar com chave de arame, algumas fotos das esculturas gigantes e urbanas do Sandy… Que cara mais talentoso!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA 2_Alexander_Calder_Crinkly_avec_disc_Rouge_1973-1 4_Calder3

Tcha-au!

Veja mais em Bússola