Cantinho do Bartô #4

Quantas línguas você sabe falar? Uma, duas, 200?

Eu sei falar português, camundonguês, cachorrês, gatês, gafanhotês e formiguês. Adoro aprender novas línguas e é com toda a alegria que posso dizer: dei um pulinho no Cantinho da Leitura do Itaú Cultural e li meu primeiro livro em tupi-guarani! Sim, em tupi-guarani!

O título da obra é, atenção, Moroakangybynha, Moroakãtininga (em português, Cabeça Oca, Cabeça Seca). É sobre a lenda do Caipora, ou Curupira, sabe?

Depois viajei pelos livros de um autor muito legal chamado Daniel Munduruku. Que sobrenome legal! Mun-du-ru-ku! Ele nasceu no Pará e é Munduruku de tradição. Já ouviu falar nesse povo indígena brasileiro? Eles vivem perto do Rio Tapajós, um dos mais importantes da Amazônia.

Quer saber qual livro em tupi-guarani eu li? Quer saber quais livros do Daniel Munduruku eu indico? Veja!



cabeça oca_capa e verniz.indd

Viu o que diz lá no cantinho, lá em cima? É uma edição bilíngue em tupi-guarani e português. Chance de ouro para você aprender uma língua nova! Vou ensinar algumas palavras em tupi-guarani: maracujá, mandioca, tucano, jacaré, piranha… Já conhecia? Então você fala um pouco dessa língua e nem sabia!
cabeça oca_miolo.inddOlhe ele aí, montado em um javali. Você já ouviu falar nessa história de Caipora, ou Curupira? O livro é inspirado na lenda desse menino que vive na selva amazônica e persegue os caçadores! Moroiá, que se achava bom de flecha, que o diga.

Cabeça Oca, Cabeça Seca
Texto: Franco Vaccarini
Ilustrações: Pablo Picyk
Editora Sesi-SP, 2014, 28 páginas 


Homem_que_Roubava_Horas_OLeitoras e leitores, apresento aqui o homem que roubava horas! Ele parece até simpático, não é? Tem uma barba branca e um chapéu do qual brotam passarinho e umas minhocas.

horas1

Bom, esse homem não tem nome e não tem casa. Mas tem uma família de cachorros! horas2

Para vocês entenderem como ele é diferente, pensem nisto que ele diz: “Eu roubo as horas para lhes dar tempo. Tempo de aprender a usar o tempo. Quem tem hora não tem tempo: tempo de olhar o tempo”. Misterioso, não?

O Homem que Roubava Horas
Texto: Daniel Munduruku
Ilustrações: Janaina Tokitaka
Brinque-Book, 2007, 28 páginas


9788566470482_bxAdoro ouvir as histórias da minha avó! E você? Já perguntou como era a vida quando ela era criança?

Foi_vovo_que_disse_8A vovó deste livro contava histórias incríveis. É só olhar as ilustrações. O que você vê aí? Uma pessoa com os pés virados para trás, uma sereia e um monstro. Que combinação! Entre os indígenas brasileiros, é muito comum ouvir as histórias dos avós. Eles têm muito a dizer sobre quem a gente é e de onde a gente veio. Faça um teste!

Foi Vovó que Disse
Texto: Daniel Munduruku
Ilustrações: Graça Lima
Edelbra, 2014, 24 páginas

Venha conhecer essas histórias e mais um montão de outras aqui no Cantinho da Leitura do Itaú Cultural!

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábados e domingos
11h30 às 16h30
piso térreo

Entrada gratuita

Endereço
Avenida Paulista 149 São Paulo SP
CEP: 01311 000 [Estação Brigadeiro do metrô]

Contato e informações 
fone 11 2168 1777

Veja mais em Baú Cultural