Cubismo

Favoritas_Cubismo_Final

Quem aí já ouviu falar em Pablo Picasso?

O cara é famoso, eu sei. Mas famoso por que, hein? Eeeu explico! Picasso foi um dos criadores de uma corrente artística chamada cubismo. Conhecem?

O cubismo é muuuuito legal porque simplesmente mudou toda a história da arte no século XX. Ah, eu sei que posso até ser um pouquinho exagerado, mas desta vez não é exagero.

Pensem comigo.

Antes do cubismo funcionava tipo assim: os artistas viam uma paisagem bonita e pintavam o quê? Uma paisagem bonita. Ou então: os artistas viam uma pessoa e pintavam um retrato como se fosse uma fotografia. Ficava lindo, mas vamos combinar que enjoa, né?

Pois é, a arte era um jeito de imitar a natureza! A árvore tinha que parecer uma árvore, o rio tinha que parecer um rio e as pessoas tinham que parecer pessoas. Ai, ai.

Então chegaram os cubistas e essa história de imitar a natureza ficou para trás. O legal era pintar quadros que transformavam a realidade em formas geométricas.

O primeiro quadro cubista foi de quem? Pablo Picasso! A pintura, chamada Les Demoiselles d’Avignon, ficou pronta em 1907 e foi um sucesso tão grande que uns anos depois o cubismo chegou também ao Brasil.

Acabei de ver na enciclopédia do Itaú Cultural que uma das minhas pintoras favoritas, Tarsila do Amaral, fez quadros cubistas bem lindos! Tem um que achei o máximo e se chama Estrada de Ferro Central do Brasil, de 1924. Já viram?

Passem lá para ver também! Tem um montão de quadros cubistas brasileiros!

Veja mais em #Favoritas