Esculturas de brincar

Oooi, gente!

Vocês já ouviram falar de um artista chamado Isamu Noguchi? Não? Nem eu! Descobri agora que ele fez uns playgrounds maneiros! Foi no século passado, mas eles parecem bem atuais!

O Noguchi viveu entre 1904 e 1988 nos Estados Unidos e foi um escultor bem importante para a arte moderna. Criou parques incríveis nos Estados Unidos, no Japão, no México e em alguns outros países, onde experimentou muitos jeitos de trabalhar materiais e formas nas esculturas. Tanto que expandiu suas criações para jardins, móveis, luminárias, cerâmica, arquitetura e cenários.

Ele acreditava no diálogo entre diferentes formas de arte e, principalmente, entre as pessoas. Noguchi queria que suas esculturas de brincar funcionassem como um lugar de encontro, sabem? Para integrar todo mundo!

Por exemplo, quando você brinca num parquinho cheio de esculturas para montar, escorregar e pendurar, você faz amigos, não faz? Conhece gente diferente, não conhece? Então! Ali pode entrar qualquer um que quiser brincar, e esta é a graça: participa quem quer, e todo mundo cuida! Quem for legal ainda sai dali com uns amigos a mais para brincar quando voltar. 😀

Eu gostei das ideias do Noguchi, e vocês? Agora deem uma espiada nas esculturas de brincar que ele inventou, uma mais da hora que a outra! Tcha-au!

Moere Numa Park

Detalle de Kodomo

Detalle de Playscapes

Modelo Ala Moana Park_Hawaii_1940

Piedmont_L-Bunnen

United Nations Playground

Play Equipment. Jungle Gym Study model

Play Sculpture

Play Equipment. Study model

Model for Playscapes

Conjunto Ala Moana Park

Riverside Playground

Contoured Playground, 1941

Noguchi y niño observando

 

Fotos: Divulgação Museo Tamayo.

 

Veja mais em Bússola