Expressionismo

Favoritas_Expressionismo (1)

 E aí, todo mundo expressivo hoje?

Faça uma careta, dance uma música, faça um desenho. A expressão é livre e você, leitora e leitor, precisa se expressar! Atitude, minha gente! Hahaha!

Se você se sente uma pessoa expressiva – assim, cheia de pique, que adora uma ação – e se dizem que você faz muita arte, acho que tem tudo para ser um artista expressionista!

Tipo: você é um seguidor do expressionismo! Uau! Ah, quer saber como explicar isso? Eu ajudo!

Você pode dizer que se inspira muuuito no pintor norueguês Edvard Munch, que tem um quadro famosíssimo chamado O Grito. Essa obra é demais!

Na frente tem uma pessoa toda esquisita, meio fantasma, dando um grito em cima de uma ponte. No fundo, um monte de linhas distorcidas, umas cores escuras. Dá até um medo, brrrr. Essa pessoa está gritando por quê? Ui, ui, ui. Eu, hein!?

Vou contar uma curiosidade: um grupo de artistas alemães, chamado Die Brücke (que traduzido significa A Ponte), foi o primeiro grupo de expressionismo alemão, lá do começo do século passado, mas sabia que o quadro do Munch foi feito antes disso?

É que essa obra representa várias coisas que esses artistas queriam mostrar às pessoas da época, é uma realidade distorcida. Naquele tempo o mundo estava uma briga só, foi um pouquinho antes de acontecer a Primeira Guerra Mundial.

E olhe que legal, o grupo tinha o nome de A Ponte e o homem que o Munch pinta está numa ponte. Olhe que engraçado, o grito dele parece que deforma toda a pintura… Talvez seja um grito de desespero, porque ele sabia que o mundo estava uma bagunça e quis mostrar isso no quadro.

Bom, depois de explicar sua paixão pela obra O Grito – ahhhh! –, você pode dizer que artista tem que se expressar com pinceladas bem grandes e tem que pintar quadros com ação!

E mais: tem que usar umas cores diferentonas, bem fortes! E mais ainda! Tem que desenhar tudo meio distorcido, como se estivesse em frente a um espelho todo torto. Uhu!

Tudo pronto, senhoras e senhores expressionistas?

Vamos fazer arte, que é do que a gente gosta!

Veja mais em #Favoritas