E aí, galera, beleza?
Ah, beleza mesmo são estes desenhos do Clive Hicks-Jenkins! Olhe só:
Ele criou essas imagens lindas para a peça musical A História do Soldado, do compositor russo Igor Stravinsky e do escritor suíço Charles-Ferdinand Ramuz. Em 1918, Igor compôs a música e Charles-Ferdinand escreveu o texto, que é baseado em um conto popular da Rússia. Funciona assim: os músicos tocam, alguns atores fazem os personagens e um narrador vai contando a história.
No fim da Primeira Guerra Mundial, o soldado José está voltando para casa quando encontra o diabo (ai!). O danado sugeriu uma troca: José entregava o violino, seu precioso companheiro, e o diabo lhe dava um livro que continha o segredo para a riqueza. Huuummm… acho que isso não vai acabar bem!
Mas eu não vou contar a história toda aqui, não! Só adianto que tem emoção, fantasma, reino, castelo, princesa e dança, muita dança! Até o diabo dança!
A música de Stravinsky foi composta para sete instrumentos: violino, clarinete, fagote, trompete, trombone, contrabaixo e percussão. É uma viagem escutar tentando perceber quando entra o som de cada um deles! Não é fácil, mas achei bem divertido. Quer tentar?
O vídeo aqui embaixo mostra uma versão de A História do Soldado. Dá para acompanhar os músicos tocando, a bailarina dançando (vou adiantar uma coisa: ela faz todos os personagens!) e a narração da história toda. Muito massa!
Um barato ver a mesma obra de arte interpretada de dois jeitos bem diferentes, não acha? Um jeito só com desenhos e outro com dança e narração. =)
Espero que tenha gostado tanto da história do José quanto eu! Um beijo e até a próxima!