Brrrrr! Que medo! Essa coisa aí em cima se chama Herman.
Herman é uma sereia macho (sim, um sereio!). O nome foi dado pelo público, que ficou fã quando ele começou a ser exposto no museu Horniman, em Londres (conheça aqui alguns objetos bem legais do acervo, antigos e novos, feitos em várias regiões do mundo).
Fiquei pensando: será que essa sereia é de verdade mesmo?
Perguntei a uma cientista que trabalha nos bastidores do museu e ela me explicou tudinho! Com a ajuda de fotografia, microscópio, raio X, tomografia e até impressão 3D, a equipe de pesquisa do Horniman investigou tudo e mais um pouco para tentar responder a essa questão.
Finalmente eles descobriram como o Herman foi feito! Muito simples: com um rabo de peixe e uma cabeça de papel machê! Ele tem também dentes de verdade retirados de outros animais e uma estrutura interna feita de madeira e fios de arame!
Herman provavelmente foi criado por pescadores no Japão há mais de mil anos. Sereias e sereios como esse eram confeccionados com partes de animais mumificados e vendidos como amuletos da sorte.
Hoje alguns deles estão em museus de antropologia e de história natural e ainda deixam muita gente em dúvida se algum dia as sereias realmente existiram…
Até a próxima, pessoal!
Imagens cedidas pelo Horniman Museum and Gardens.