Ei, ei, você gosta de sorvete? Eu adoro e não conheço ninguém que não goste!
Pois o Paul Rand, um designer danado, dedicou o livro Eu Sei um Montão de Coisas (I Know a Lot of Things), de 1956, às crianças que gostam de sorvete. Acho que ele quis dizer simplesmente: “Dedico a TODAS as crianças”!
O desenho desse sorvete é bem legal, não acha? Metade de um círculo sobre um triângulo pontudo, em duas cores. Só.
E ninguém teve dúvidas do que se tratava!
Assim são muitos dos trabalhos feitos pelo Rand – com cores fortes, formas simples e fáceis de entender. Nessa levada, ele criou anúncios publicitários, marcas, livros, embalagens, cenários de exposições e pôsteres.
O senhor Rand foi um dos primeiros artistas gráficos, lá na metade do século passado, a usar a tecnologia para criar seus trabalhos. Mas não foi só por isso que ele influenciou gerações após gerações até hoje.
A herança maior de Rand foram suas ideias. Ele acreditava que o trabalho sempre poderia ser melhorado, mesmo quando já tinha sido refeito mais de dez vezes. Isso porque, para ele, o design é o casamento entre a forma e o conteúdo – e, para o casamento ser perfeito, o designer tem de trabalhar muito!
Uma coisa que ele dizia era: “Não tente ser original, seja bom”. Outra coisa que ele falava com a qual eu concordo em gênero, número e grau é que a arte deveria estar no quarto, na cozinha… e não apenas nos museus!
Agora eu quero propor uma brincadeira.
Primeiro, você tem de conhecer as palavras que compõem a língua da forma de acordo com o Paul. Ou seja, para dizer algo com imagens, você deve se expressar por meio dessas coisinhas aqui, sacou?
Ordem
Variedade
Contraste
Simetria
Tensão
Equilíbrio
Escala
Textura
Espaço
Forma
Luz
Sombra
Cor
Para aprender o que é cada uma delas, sabe qual é o melhor jeito? Vendo imagens! Vamos tentar encontrar como algumas dessas coisinhas aparecem nestes trabalhos que o Paul Rand criou? Pegue sua lupa e olhe com atenção!
Aqui você pode conhecer muito mais sobre a vida e a carreira desse sujeito cheio de talento e abaixo tem alguns trabalhos animados ao som da voz séria do Paul Rand!
Espero que tenham gostado! Tcha-au!
Imagens: cortesia do Museu da Cidade de Nova York, exposição “Everything is Design – Paul Rand”, Steven Heller