Salve, galera!
Vocês sabiam que o Brasil tem mais de 240 povos indígenas diferentes? E que esses povos somam mais de 800 mil pessoas? Tantos amigos indígenas juntos assim conseguiriam lotar uma cidadona do tamanho de São Bernardo do Campo, em São Paulo!
Outra coisa que eu aposto que vocês não sabiam: o português não é a única língua falada por aqui, não! Além desse idioma, que veio de Portugal, o Brasil tem mais de 150 línguas indígenas! Estou por dentro dessas e de outras curiosidades porque passei a tarde toda no site Povos Indígenas do Brasil Mirim (PIB Mirim) descobrindo coisas incríveis.
Dei uma espiada na enciclopédia dos povos indígenas brasileiros para conhecer um pouco de cada um! Vi que os ticuna são o povo mais numeroso da Amazônia brasileira e que são mestres em fazer máscaras, desenhos e pinturas. Descobri também que há muitos povos que estão desaparecendo, como os juma, com apenas quatro descendentes vivos. =(
A parte boa é que os povos indígenas brasileiros são guerreiros e lutam por seus direitos e para manter vivas suas histórias e culturas. As crianças fazem a sua parte e continuam brincando de arco e flecha, de pião, de fazer pulseira e colar de miçanga, de fazer figuras de barbante, de caçador, de imitar bicho, de corrida de um pé só, de perna de pau, de peteca e de arranca-mandioca, além de jogar futebol.
Caramba, quero brincar disso tudo! Já tive meu dia de índio e contei essa história maneira em outro post aqui, lembram?
Sempre fiquei pensando se os índios que convivem muito com não indígenas deixam de ser índios, mas descobri que não! No PIB Mirim a explicação é assim: “Mesmo se relacionando com os não indígenas e passando a usar, por exemplo, panelas, roupas e, em alguns casos, até computadores, os povos indígenas continuam praticando suas tradições e continuam a se afirmar como grupos diferenciados, com culturas próprias. Afinal, o que define um índio como índio não é sua aparência, mas todas as relações que ele tem com sua comunidade”.
E tem também o livro do PIB Mirim com todas essas informações que eu adorei aprender!
Tchauzinho que eu vou ali brincar de peteca e não volto, haha!