Proibido para maiores

“É uma instalação, você está vendo, mas ela só ganha vida quando as crianças brincam nela. Isso é muito importante para mim: minha instalação é uma moldura para as crianças.”

Portrætter af kunstner Palle Nielsen, Nordfalster

Quem disse isso foi esse senhor aí em cima. O nome dele é Palle Nielsen e ele tem 72 anos. Palle é um artista não muito conhecido que mora em Copenhague, na Dinamarca, um país muito frio lá na ponta de cima do planeta.

Em 1968, ele criou uma instalação artística muito especial só para crianças. Imagine só: a tal da instalação era um playground daqueles cheios de aventura, construído bem no meio de uma sala de exposições de um museu e, como se não bastasse, os adultos eram proibidos de participar e as crianças podiam fazer o que quisessem! Eu nem acredito, tudo ao contrário de como é hoje na maioria dos museus!

cópia de Palle Nielsen, Modellen, Moderna Museet, 1968, foto Palle Nielsen(3)

Essa obra de Palle tinha um nome meio complicado – Modelo para uma Sociedade Qualitativa – e foi montada no interior do museu de arte moderna de Estocolmo, na Suécia (país pertinho de onde ele nasceu).

O título tinha a ver com o que Palle pensou ao criar esse playground, sobre como é importante brincar e viver com liberdade e criatividade. Isso as crianças sabem fazer como ninguém e podem facilmente relembrar os adultos de como se faz!

cópia de Palle Nielsen, Modellen, Moderna Museet, 1968, foto Palle Nielsen(1)

Ele queria que esse espírito de brincadeira, de igualdade entre todos, de liberdade e de criatividade se espalhasse cada vez mais. Então Palle e seu grupo de amigos artistas construíram juntos muitos parques como esses nos espaços públicos da cidade onde ele nasceu, ocupando praças, becos e vielas.

Essa experiência radical que ele inventou serviu para que alguns artistas depois desenvolvessem outras ideias tão interessantes quanto essa, com intenções parecidas. Afinal, a história é assim, uma coisa puxa a outra!

cópia de Palle Nielsen, Modellen, Moderna Museet, 1968, foto Palle Nielsen(2)

Pela primeira vez desde 1968, Palle Nielsen resolveu ganhar novamente as ruas e reconstruiu a instalação Modelo fora de um museu. Foi no começo de 2014, em Paris, na França. No vídeo, você pode ter uma ideia de como ficou.

Todo mundo podia pular à vontade, porque caía numa piscina cheia de blocos de espuma, e os adultos continuavam sendo barrados até as 11 da noite! (Aposto que eles ficavam morrendo de vontade e até faziam fila para brincar!)


Nuit Blanche 2013 : Palle Nielsen à Stalingrad von mairiedeparis

E, no fim do ano passado, outro playground ficou prontinho para ser virado de cabeça para baixo no museu Arken, na Dinamarca. A diversão continua!

Até breve!

cópia de Palle Nielsen, Modellen, 2014. ARKEN. Foto Sofie Amalie Klougart(1) cópia de Palle Nielsen, Modellen, 2014. ARKEN. Foto Sofie Amalie Klougart(2) cópia de Palle Nielsen, Modellen, 2014. ARKEN. Foto Sofie Amalie Klougart(3) cópia de Palle Nielsen, Modellen, 2014. ARKEN. Foto Sofie Amalie Klougart(4) cópia de Palle Nielsen, Modellen, 2014. ARKEN. Foto Sofie Amalie Klougart(5) cópia de Palle Nielsen, Modellen, 2014. ARKEN. Foto Sofie Amalie Klougart(6) cópia de Palle Nielsen, Modellen, 2014. ARKEN. Foto Sofie Amalie Klougart(9)

Crédito das fotos (de cima para baixo):
– Palle Nielsen, 2013.  Foto: Lene K
– Série: Palle Nielsen’s ‘The Model’ at Moderna Museet in Stockholm, 1968. Fotos: Palle Nielsen
– Série: Palle Nielsen, The Model, 2014, ARKEN. Fotos: Sofie Amalie Klougart

Veja mais em Bússola