Quilombo

Favoritas_Quilombo_03

Fui visitar um primo que mora em Alagoas e ele me fez um convite: e se a gente desse uma voltinha pela Serra da Barriga hoje?

Fiquei meio sem entender. Serra da Barriga? Que lugar com nome engraçado é esse? Hahaha!

Então ele me contou: Ô, Bartô, a Serra da Barriga é onde ficava o Quilombo dos Palmares! Nunca ouviu falar não?

Quando a gente pousou lá, quanta emoção! O maior e mais organizado quilombo que já se tem notícia em todo o continente ficava logo ali, a 70 quilômetros de Maceió, em um lugar lindo!

Meu primo foi me contando tudo. Quilombo quer dizer povoado numa língua chamada banto. E nesse lugar moravam os negros que conseguiam fugir dos engenhos de açúcar, onde trabalhavam como escravos.

Esse que eu fui visitar, o Quilombo dos Palmares, famoso, com mais de 20 mil habitantes, foi instalado lá na mata fechada por volta de 1590 (há muito, muito tempo, nem minha avó tinha nascido ainda) e resistiu por mais de cem anos até ser destruído por homens que exploravam o interior do Brasil, chamados bandeirantes. Já ouviram falar deles?

Bom, o personagem mais conhecido do quilombo era Zumbi dos Palmares. Vocês já ouviram falar? Vale pesquisar, hein. Ele é hoje um símbolo da luta contra a escravidão e um nome muuuito importante na história do país.

O Quilombo dos Palmares foi destruído, é verdade, e hoje é um parque bem legal para visitantes. Mas existem hoje mais de 2 mil quilombos no Brasil com histórias parecidas. São pessoas que conseguiram o direito de viver na terra de seus antepassados! Não é demais?

E elas são chamadas de quilombolas. Deu para entender? Quilombolas!

Agora que eu estou, assim, um pouco mais por dentro da história, quero é conhecer mais! Existem quilombos em quase todo o Brasil. Já procuraram saber se existe um perto de onde vocês moram?

Veja mais em #Favoritas