Radionovela

Favoritas Radionovela

Esta é uma história de amor e sofrimento. Uma história de dor e alegria. Uma história de ratos que roeram e rasgaram a roupa do rei de Roma! Hahaha!

Que maravilha os tempos da radionovela! Todo mundo com o ouvido colado no radinho esperando a história começar. Era assim lá no início do século passado, quando a televisão estava só começando no Brasil e o surgimento da internet ainda estava longe. O jeito era assistir à novela… pelo rádio!

As décadas de 1940, 1950 e 1960 ficaram conhecidas como os anos de ouro – os anos de maior sucesso – do rádio brasileiro. Perguntem aos seus avós! As emissoras mais famosas, como a Rádio São Paulo e a Rádio Nacional, caprichavam na programação.

Quem ouviu as radionovelas lembra bem: os apresentadores, que eram os locutores, contavam as histórias tão sérios, os galãs tinham a voz melooosa e todos trabalhavam juntos para a imaginação! Era preciso deixar o público sempre querendo mais!

Muitos artistas famosos começaram nas radionovelas. A voz de galã poderia ser do ator Paulo Gracindo! E a voz da mocinha ou vilã da atriz Laura Cardoso! Além disso, os escritores Dias Gomes, Mario Lago e Janete Clair, por exemplo, escreveram as suas histórias para o rádio!

Agora já vou indo! É hora de sintonizar o meu rádio para ouvir um pouco da radionovela mais famosa da história, O Direito de Nascer. Hahaha!

Veja mais em #Favoritas