Sertão

Bartô_Favoritas_Sertão

Quem já visitou o sertão levanta a mão!

Eu procurei e procurei esse lugar chamado sertão no globo terrestre e não encontrei. Depois, fui procurar na biblioteca. Um dos livros, de Euclides da Cunha, tem como título Os Sertões. O outro, de Guimarães Rosa, tem bem grande na capa: Grande sertão: Veredas.

Sertões, sertão. Ué, então existe mais de um sertão?

Complicou.

Então fui procurar saber o que era um sertanejo. Encontrei Chitãozinho & Xororó e uma coleção quilométrica de duplas sertanejas. Eles vieram de um dos sertões? De qual deles?

O jeito foi visitar um amigo sertanejo para perguntar onde ficam os sertões do Brasil. Sabe o que ele me disse? Que o sertão é qualquer lugar no interior, bem longe das cidades, do litoral e de tudo o que é moderno.

Para ilustrar, ele colocou para tocar um disco de um compositor brasileiro chamado Elomar e começou a contar causos atrás de causos sobre os perigos e o desconhecido que existem nos sertões do Brasil. Essas histórias de mula sem cabeça e lobisomem, por exemplo, são coisas do sertão.

Demais!

Acontece que, para o sertanejo, aquilo lá não é desconhecido e nem perigoso. O sertão é a casa dele. Por isso, perigosa mesmo é a cidade, onde as pessoas mal dão bom dia e os carros atropelam. Já parou para pensar nisso?

No final das contas, esse meu amigo me deixou um pouco mais sertanejo e eu adorei, tanto que pus um chapéu de couro para brincar.

A gente tem muitas imagens na cabeça do que é o sertão, mas só vivendo no sertão dá para saber mesmo o que ele significa.

E você? Como você acha que é o sertão?

Veja mais em #Favoritas