Entre o bem e o mal

Vou contar para vocês um pouco sobre o Tomi Ungerer, um cara único!

Ele é artista gráfico e autor do texto e das ilustrações de mais de cem livros, já recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen de ilustração (o mais importante da literatura infantil), tem um museu todinho dedicado à sua obra e ainda está na ativa, fazendo muitas coisas legais!

Tomi nasceu em uma família de relojoeiros na cidade de Estrasburgo, na França, em 1931. Ou seja, ele tem 84 anos. Na infância e na adolescência, viveu dias difíceis com a invasão de sua cidade pelos inimigos na Segunda Guerra Mundial. O horror desses dias o acompanha até hoje.

Em 1956, quando tinha 25 anos, Tomi mudou-se para os Estados Unidos, onde iniciou uma carreira de sucesso como ilustrador de livros, jornais, revistas e campanhas publicitárias e como autor de livros para crianças. Ele fazia muitos tipos de trabalho como artista gráfico, mas seu livro Fornicon foi rejeitado pelo meio cultural norte-americano da época e Tomi acabou saindo do país.

Todo o seu trabalho foi sendo esquecido aos poucos, até que em 2015 foi realizada uma grande exposição retrospectiva de sua obra no The Drawing Center, em Nova York, nos EUA. Finalmente, Tomi voltou triunfante!

4 copy 5 copy 19 copy 18 copy 17 copy 16 copy 29 copy New York Times poster copy

As grandes marcas de seu trabalho são a luta contra o preconceito, pela diversidade, contra a hipocrisia e, principalmente, contra as guerras. Por meio da arte, da discussão política e da ironia presentes em seus desenhos, o artista revela o absurdo que pode ser a nossa vida.

No documentário Far Out Isn’t Far Enough: the Tomi Ungerer Story (2012), Tomi diz que aprendeu desde muito cedo que tudo é absurdo, a guerra é absurda, as pessoas são absurdas, os adultos são absurdos… É, às vezes eu concordo!

S18.TIF11 copy 10 copy

Ele fala também sobre o medo. Do que você tem medo? Tomi diz que seus livros para crianças sempre têm algo sobre o medo, porque é importante que nós possamos superá-lo lendo ou vendo histórias.

12 copy 15 copy Untitled_drawing for Heart Attack

No livro Os Três Ladrões, por exemplo, ele diz que existe um lugar entre o bem e o mal. Um lugar onde eles não precisam brigar e se destruir, mas podem se conhecer e aprender um com o outro. Por que eles não podem se divertir um pouco?

Ué, por que não?

3 copy 2 copy 1 copy

Vou pensar dias e dias sobre isso e reler Os Três Ladrões. Se você tiver alguma ideia e quiser conversar, sou todo orelhas!

E olhe: você não vai querer perder o catálogo dessa exposição – é massa e tem vários desenhos! Dá para folheá-lo aqui.

Se quiser conhecer muuuito mais trabalhos do Tomi Ungerer, dê uma olhada no acervo on-line do museu dele, que tem coisas bem bacanas.

Tcha-au!

Créditos das imagens: Divulgação da exposição “Tomi Ungerer: All in one”, cortesia The Drawing CenterCollection of Rennert’s Gallery, New York; Tomi Ungerer/ Diogenes Verlag AG, Zürich; Children’s Literature Research Collection, Free Library of Philadelphia; 

Veja mais em Bússola