“É que a vioooola fala alto no meu peito, humano / E toda moooda é um remédio pros meus desenganos.”
Adoro essa música! Já ouviram? Ela se chama “Vide Vida Marvada” e seu compositor é o Rolando Boldrin, também conhecido como Senhor Brasil. É um sucesso no meu coração.
Um sucesso porque a letra faz de conta que a viola é o coração do violeiro. Em vez do coração, é a viola que fala no peito. Repararam? Que coisa mais linda.
Essa viola é a viola caipira, minha gente, um sucesso no Brasil. Mas vocês sabiam que ela veio de Portugal? E que, antes de chegar a Portugal, veio da cultura árabe? Pois é, esse instrumento tão brasileiro viajou o mundo antes de chegar aqui. Essas histórias são muuuuito legais!
No Brasil, ela ganhou um montão de nomes diferentes: é viola caipira, viola sertaneja, viola de repente, viola cabocla e uns tantos outros.
Aí eu pergunto: a viola caipira é igual ao violão? Nãããão! Hahaha! Um violão tem seis cordas e a viola normalmente tem dez, bem juntinhas em cinco pares. O som é bem diferente também.
Vocês já ouviram falar na Inezita Barroso? Se não, perguntem aos seus pais, tios, avós. Ela, que entendia tudo sobre cultura popular brasileira, apresentou durante 35 anos um programa de TV chamado Viola, Minha Viola.
O programa acabou em 2015, quando Inezita morreu. Ela tinha 90 anos. Mas dá pra assistir a vários trechos na internet. Ali era moda de viola todos os dias! Uma celebração da viola caipira e das culturas do interior do país. Uau!
“É que a vioooola fala alto no meu peito, camundongo!”